fbpx
Mercado imobiliário

Varanda gourmet: a nova tendência para valorização de imóveis

Bruno Tenório Broker

A varanda gourmet é uma das principais tendências de arquitetura e está conquistando cada vez mais fãs, sendo incluída na maioria dos projetos de construção, reforma e decoração de apartamentos e casas luxuosas. O segredo por traz do sucesso dessas varandas está em unir beleza e funcionalidade na medida certa. Já que, o ambiente pode servir de cozinha, sala e quintal, aliando o espaço para descanso e lazer.

Por isso, antes de iniciar o projeto de decoração, tenha em mente quais são as expectativas da família e os principais objetivos e funções que a varanda terá. Ela será destinada a churrascos e preparo de refeições? Deve oferecer espaço de recreação e lazer para as crianças? A prioridade será fazer do espaço um local para descanso e relaxamento no fim do dia?

Somente após chegar a essa definição, será possível seguir com o projeto e escolher os demais itens da decoração, como cores da parede, móveis, eletrodomésticos, plantas e acessórios, entre outros. Pois, cada finalidade pede peças e estilos diferentes.

Cores adequadas

Use cores claras, neutras e alegres a favor da decoração. É preciso ter cautela com os tons escuros para não deixar o ambiente com aspecto triste e mórbido. Antes de sair pintando e comprando itens de cores diferentes aleatoriamente, é importante definir uma paleta e trabalhar na combinação entre a tinta das paredes, móveis, acessórios e eletrodomésticos.

Revestimentos duráveis

Uma dica importante para deixar o ambiente bonito, mas também prático para manutenção e limpeza, é escolher pisos e revestimentos de materiais de boa procedência e ótima qualidade. As melhores opções são porcelanato e cerâmica, devido à resistência e facilidade de higienização que os materiais oferecem. Como a varanda é um ambiente externo, prefira pisos antiderrapantes e acabamento rústico, pois ajudam a evitar escorregões e acidentes.

Armários embutidos

Geralmente, a varanda não oferece muito espaço, por isso, é preciso saber usar cada cantinho de forma inteligente. Uma saída é instalar armários embutidos abaixo e acima da pia, na parte inferior do balcão e dos bancos, para guardar objetos de forma organizada.

Móveis versáteis 

Como o ambiente pode ser utilizado para diversas ocasiões, como café da manhã, almoço, jantar, festas e também em momentos de descanso, opte por móveis multifuncionais e práticos. Pufes, bancos, cadeiras e mesas dobráveis são algumas opções inteligentes que não podem faltar na decoração de varanda gourmet. Aproveite também para escolher peças criativas e alegres, que se destacam no ambiente.

Área social

Independentemente do objetivo escolhido, a varanda pede um cantinho especial para receber a família e os amigos, onde todos possam sentar confortavelmente, conversar e beber um bom vinho. Para isso, monte uma área social com os sofás, poltronas, pufes e banquinhos versáteis. Para delimitar o espaço, invista em um tapete e posicione os móveis em formato de L ou U.

Eletrodomésticos no projeto

Para que você consiga receber bem e também possa realizar as atividades diárias de forma prática na varanda gourmet, não se esqueça de disponibilizar eletrodomésticos úteis e essenciais, como fogão cooktop, grill, sanduicheira, cafeteira e adega. Além de tornar o ambiente funcional, eles garantem mais comodidade e contribuem com a decoração.

Iluminação caprichada

A iluminação pode fazer toda a diferença em um projeto de decoração, por isso, vale a pena investir em lustres e luminárias estilosas. Procure por itens rústicos ou feitos com materiais naturais para harmonizar com o ambiente externo. Na hora de comprar lâmpadas, prefira as amarelas às brancas, pois elas garantem um clima mais aconchegante ao ambiente. Também, é válido optar pelo LED para economizar energia.

Suavize com plantas

Para deixar a varanda cheia de vida, preencha o espaço com vasos e jardineiras. Avalie as condições naturais do ambiente, se recebe luz solar ou sombra, e opte por espécies que se adequam a essas condições. Uma possibilidade sustentável e saudável é cultivar uma pequena horta, com temperos e verduras que possam ser usadas no preparo dos pratos do dia a dia da família.

Outra ideia criativa para colocar mais verde e deixar a natureza invadir sua varanda gourmet, é criar um jardim vertical com plantas que se adaptam às condições climáticas do ambiente. Esse estilo de jardim oferece muitas vantagens, como destaque visual e separação natural entre ambientes internos e externos, integração do verde em locais que não são propícios para a criação de um jardim solo e valorização estética do lugar.

Para quem pretende fugir do estresse e da fadiga mental, um jardim vertical pode ser uma ótima alternativa de decoração que ajuda a gerar efeitos psicológicos positivos, como tranquilidade, paz, satisfação e bem-estar.

Nem todas as plantas se adaptam a esse modelo de jardim, as mais propícias são as folhagens como:

  • barba-de-serpente: ela se adapta a ambientes que recebem luz direta ou não e garante um efeito denso à parede verde;
  • jiboia: ajuda a preencher o jardim, é fácil de manter e também vive bem em diversos tipos de ambientes;
  • colar de pérola: com seus cordões verdes com bolinhas penduradas, ela dá um charme especial ao jardim. Se adapta principalmente em temperaturas amenas;
  • lambari roxo: dão um colorido especial, já que, suas folhas são roxas e florescem pequenas flores rosas. Gostam de locais com sombra;
  • aspargo-rabo-de-gato: suas folhas são decorativas e diferente das demais. Essa planta prefere ambientes de meia-sombra e sol;
  • samambaia: planta super popular que garante volume e charme ao jardim. Gosta de sombra e lugares arejados;
  • chifre-de-veado: folhagem robusta que se adapta a lugares de meia-sombra e com muita umidade;
  • orquídeas: para quem não abre mão de montar um jardim florido, as orquídeas são as flores ideais para plantar junto às demais folhagens.

Gostou das dicas? Então confira também como fazer um jardim de inverno em casa!

Sobre o autor

Bruno Tenório Broker

Bruno Tenório Broker

Deixar comentário.

Share This