fbpx
Economia

Pré-compra: mapeamento financeiro pode facilitar organização de despesas

Bruno Tenório Broker

Adquirir um imóvel de maneira ponderada e tranquila nem sempre é tarefa fácil, porque envolve uma série de medidas para se organizar financeiramente. Organizar a vida financeira é também poupar e investir recursos.

Ter total conhecimento sobre a situação financeira atual é o ponto de partida certo para sua futura aquisição imobiliária. Alcançar essa visão está ligado a determinadas condutas, que englobam checar pendências, contabilizar o total das despesas fixas e, com isso, entender o quanto está disponível para realizar a compra.

Parcelamentos

A preparação financeira para comprar uma casa ou apartamento demanda conhecer, com exatidão, o valor total dos parcelamentos a saldar. Tenha em mente que, no período anterior à aquisição, o ideal é estar com a maior parte da sua renda disponível.

Isso, a fim dos ganhos comportarem, com tranquilidade, os gastos com a aquisição da propriedade. Por isso, faça um levantamento das prestações em andamento e verifique as datas em que devem estar quitadas.

Desse modo, você terá clareza quanto à posição do seu orçamento, agora e nos próximos períodos. Lembre-se de que, caso haja débitos atrasados, seu score de crédito junto às instituições financeiras pode sofrer redução.

Esse fator tende a gerar dificuldades na aprovação do financiamento imobiliário, podendo implicar na perda de excelentes oportunidades de compra.

Despesas fixas

Verificar os gastos fixos mensais está entre as ações indispensáveis ao planejamento da compra de um imóvel. Tal medida dará uma visão abrangente do orçamento, além de possibilitar entender o impacto da compra da casa ou apartamento sobre as finanças do lar.

Some, então, os valores despendidos com a atual moradia — incluindo as contas de fornecimento de água, energia e condomínio.  

Busque incluir, nessa listagem, cada uma das despesas rotineiras, a exemplo dos custos com alimentação, transporte, convênio médico, lazer, mensalidades escolares e cursos dos filhos, além de outros de incidência mensal.

Essa visão panorâmica da vida financeira permitirá ter clareza quanto aos recursos existentes para realizar a compra. O que nos leva ao próximo tópico, acompanhe!

Quanto pretende gastar ?

Feito o mapeamento de como o seu dinheiro está sendo empregado, você já pode concluir o quanto há de recursos disponíveis para comprar sua futura propriedade.

Estipular o orçamento da aquisição também mostra quanto você quer despender na compra do novo imóvel. Projetar essa quantia permitirá fazer simulações de crédito, conhecer os valores aproximados a pagar pela entrada, além de saber quanto vão custar as parcelas mensais — e quanto tempo vai levar até a quitação do bem.

Sobre o autor

Bruno Tenório Broker

Bruno Tenório Broker

Deixar comentário.

Share This