fbpx
Mercado imobiliário

Pesquisar reputação de imobiliária pode reduzir riscos durante negociação

Bruno Tenório Broker
 

A decisão de comprar ou alugar um imóvel sempre marca o início de uma longa jornada. Mudar de endereço é, de certa forma, o mesmo que mudar de vida. E como toda mudança, planejar-se é fundamental.

As etapas são muitas e elas começam com a escolha do tipo de propriedade mais adequado ao seu perfil, da melhor localização geográfica, até chegar ao valor de investimento, negociação e formalização de contrato. 

Para facilitar a condução de todo esse processo, existem entidades devidamente treinadas e habilitadas. São elas: os corretores de imóveis e as imobiliárias. Elas contam com a experiência necessária e ajudam a minimizar os riscos da operação, acelerar alguns processos e ainda evitar problemas futuros.

Mas, entre tantas empresas à disposição no mercado, surge a dúvida: como escolher a melhor imobiliária? 

Os primeiros passos para escolher é verificar a certificação (registro obrigatório para atuar), as suas referências de mercado (se positivas ou negativas) e sua localização (onde se situa e quais bairros atende). Confira mais detalhes nos próximos tópicos.

Certificação

Algumas profissões contam com órgãos fiscalizadores e consultivos do exercício de suas atividades. Assim acontece com advogados (OAB), administradores (CRA), educadores físicos (CREF) e, nesse caso, com os corretores de imóveis (CRECI).

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é o órgão responsável pela fiscalização do trabalho desses profissionais. Um corretor habilitado pelo CRECI recebe um número de registro, o qual indica que ele está autorizado a exercer a profissão de acordo com a lei.

Ao iniciar um atendimento sobre venda e locação de imóveis, é seu direito ter conhecimento do número de CRECI do profissional com quem está conversando. A maior parte das imobiliárias divulga esse número em seu endereço eletrônico e materiais de comunicação.

Caso não o encontre facilmente, basta solicitá-lo. Com essa informação em mãos você estará seguro de que a empresa e os corretores escolhidos estão devidamente autorizados a atuarem no mercado imobiliário.

Conhece algum amigo ou colega de trabalho que alugou ou vendeu um imóvel recentemente? Aproveite para lhe perguntar se ficou satisfeito e se indicaria a empresa que o atendeu a outras pessoas. Se não conhecer ninguém próximo com essa experiência, entre em contato diretamente com uma imobiliária do bairro e peça indicações de corretores que atuem na região.

Se preferir, recorra à internet. Encontrar referências profissionais de corretores e imobiliárias está mais fácil com ela. Em instantes é possível ter acesso às opiniões de clientes e ex-clientes das empresas com quem pretende fechar negócio. Basta buscar pelo nome da corretora para visualizar uma infinidade de resultados sobre ela.

Localização

É comum que as imobiliárias instalem seus escritórios em bairros de sua especialidade, mas isso não é uma regra. Sendo assim, procure apurar se o bairro de seu interesse é realmente parte do portfólio da empresa. Isso garante que a administradora conheça o perfil do local e, portanto, tenha acesso a informações específicas quanto a sua valorização e desvalorização.

Além disso, a vivência e o conhecimento da região a tornarão apta a elaborar as melhores ofertas de forma correta e coerente, evitando perdas. Nas grandes cidades a escolha de uma imobiliária próxima ao seu novo endereço também é interessante. Ainda que muitas questões possam ser solucionadas à distância, tê-la por perto pode agilizar os processos que costumam ser mais burocráticos.

As atuais ferramentas de gestão de vendas e negociação disponíveis no mercado têm facilitado e muito o andamento das atividades empresariais. Para a compra, venda ou locação de imóveis, contar com esse tipo de tecnologia é um excelente diferencial, que o consumidor deve levar em conta ao escolher uma imobiliária.

Mais do que digitalizar e agrupar os documentos e papéis relativos à negociação, os softwares de gestão imobiliária podem proporcionar muito mais controle e segurança a todas as partes envolvidas. Saiba mais sobre isso a seguir!

Credibilidade no mercado

Por se tratar de uma operação de longo prazo, a locação ou aquisição de um imóvel deve ser feita em um local de credibilidade no mercado. Por isso, não se preocupe apenas com os valores, mas também com a reputação da imobiliária na cidade ou região de seu interesse. 

Atuar há muito tempo no mercado, ou seja, ser uma imobiliária tradicional, é um ponto positivo, porém não é garantia de credibilidade. Da mesma forma, considerar apenas depoimentos encontrados na internet pode limitar a sua busca por informações sobre a experiência de outros clientes.

Com o número de CNPJ da empresa em mãos, também é válida a pesquisa em órgãos, como Procon e Tribunal de Justiça de sua região. Nesses locais é possível coletar informações sobre eventuais dívidas e processos que possam existir contra a empresa.

Disponibilidade de atendimento

Já nos primeiros contatos é possível notar a disponibilidade de atendimento e esclarecimento de dúvidas da imobiliária com a qual deseja negociar. Lembre-se de que no futuro é provável que você necessite contatá-la de forma rápida para a solução de algum problema.

Portanto, dê preferência àquelas com atendentes atenciosos e acessíveis. Para certificar-se de que está fazendo a melhor escolha também nesse quesito, é interessante analisar alguns pontos, sobre os quais abordaremos nos próximos tópicos. Confira!

Ter um espaço para receber clientes é fundamental. Uma empresa de credibilidade jamais escolheria um local ruim ou mal preservado para suas instalações. Aproveite a oportunidade e marque uma visita ao corretor de sua preferência e conheça o escritório da imobiliária.

A forma como a recepcionista lhe recebe, mesmo que o atendimento não seja imediato, demonstra a importância que a empresa dá aos seus clientes. Também pequenos detalhes, como a limpeza do local, a disposição do mobiliário e a organização dos papéis, dizem muito sobre como a imobiliária conduz suas atividades. 

E-mail, chat online, WhatsApp e telefone. Quais canais a imobiliária disponibiliza para lhe atender? Em quanto tempo você recebe as respostas de que precisa? Em uma simples resposta escrita ou atendimento telefônico é possível notar se houve dedicação ou se ela é apenas padrão.

Contar com o auxílio de um profissional bem preparado é um diferencial, já que toda a operação, seja ela de compra ou venda, exige o cumprimento de alguns trâmites legais. Como pontuamos acima, a escolha da melhor imobiliária para lhe atender nesse momento requer alguns cuidados. Não se deixe levar por “ofertas imperdíveis”, tampouco por preços muito abaixo da média. 

Sobre o autor

Bruno Tenório Broker

Bruno Tenório Broker

Deixar comentário.

Share This