fbpx
Mercado imobiliário

Equilíbrio de gastos mensais pode acelerar em até 50% compra de imóvel

Bruno Tenório Broker

Manter os gastos controlados é movimento saudável no sentido de fortalecer o orçamento antes de comprar seu próximo imóvel e podem garantir até 50% mais recurso para a aquisição. Portanto, preparar-se para efetivar a compra pode demandar maior rigor ao lidar com o dinheiro.

Se lá no início do seu planejamento financeiro você identificou pendências, o mais indicado é sanar esses débitos, antes de partir para a aquisição do imóvel.

Atitudes efetivas nesse sentido incluem transformar dívidas caras em outras, com juros e taxas mais convenientes, e em buscar condições viáveis de acertar valores acumulados, caso eles existam.

Aqui, trata-se de lançar olhar sobre o atual direcionamento dos seus recursos, além de interromper eventuais “escapes”, para chegar à época da aquisição imobiliária com lastro econômico.

Nesse sentido, é preciso identificar supérfluos e serviços que estão sendo pouco aproveitados. Perceba então, com que regularidade você frequenta a academia, e se a assinatura de TV está realmente sendo desfrutada.  

Analise também se os valores dos pacotes de telefonia e de internet estão alinhados com as vantagens que oferecem. Isso visto, pense em fazer trocas que possibilitem economias, e até promova cortes, quando notar desperdícios. 

Tenha em mente esse planejamento ser necessário à execução do objetivo maior, a compra do imóvel, que deve ocupar o centro das novas diretrizes das finanças — pessoais e familiares.

Controle o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um poderoso aliado ou um perigoso facilitador de dívidas caras, dependendo de como você o utilizar.

O jeito indicado de empregar esse recurso está em lançar mão dele apenas quando render benefícios — a exemplo da obtenção de pontos em programas de fidelidade.

O cuidado fundamental a tomar, quando se tratar do cartão, deve ser manter os gastos dentro de limites pré-estabelecidos em um orçamento realista. Pois, por mais que o crédito liberado pelo banco componha uma cifra alta, você não deve se deixar levar pela tentação de extrapolar.

Afinal, caso isso ocorra, o risco de ter de arcar com juros e correções monetárias — que, no que se refere ao cartão, ficam entre as mais caras taxas da atualidade —, acaba sendo alto.

Pense bem antes de comprar 

Quando a ideia é atingir maior equilíbrio financeiro, torna-se essencial não ser levado pelos impulsos de consumo e, antes disso, ter o cuidado de programar cada compra. 

Essa medida deve abarcar as práticas de todos os portes, desde fazer as compras de supermercado até decidir quando levar para casa um eletrodoméstico ou trocar de carro.

Atente-se, então, a concentrar esforços em comprar somente o que for previamente decidido. Portanto, mesmo diante de ofertas e promoções atraentes, não se permita desviar da meta maior, representada pela compra do imóvel.

Caso contrário, ao ceder aos apelos para consumir de forma não programada, você acaba se distanciando do planejamento original. Dessa maneira, arrisca ter de adiar a realização da sua aquisição imobiliária.

Sobre o autor

Bruno Tenório Broker

Bruno Tenório Broker

Deixar comentário.

Share This