fbpx
Mercado imobiliário

Conheça os erros mais comuns na hora de comprar um imóvel

Bruno Tenório Broker

A compra de uma casa ou apartamento pode representar um compromisso a longo de prazo, às vezes mais de 30 anos, como é o caso da maior parte dos financiamentos. Lembre-se de que a parcela do imóvel é apenas uma parte de uma série de despesas que a nova aquisição acarretará ao seu orçamento.

Há também os gastos com mudança, mobília, eventuais reformas e o próprio condomínio, que, quanto mais opções de lazer e conveniência tiver, mais alto será o seu custo mensal. Além disso, uma simples mudança de bairro pode aumentar o seu custo de vida significativamente. Pondere todas essas questões e perceba se realmente está fazendo a melhor escolha.

Verifique se o vendedor é o proprietário

Parece uma sugestão dispensável, mas é comum deparar-se com esse tipo de golpe: um cônjuge, um filho, um parente ou até mesmo um bandido tentando vender um imóvel que não lhe pertence.

Antes de fechar negócio, é seu direito ter acesso a todos os documentos originais da propriedade. Isso inclui uma cópia da matrícula atualizada do imóvel (cuidado para não confundir a matrícula com a escritura). É na matrícula que consta o nome do atual proprietário. Portanto, atentar-se à documentação pode evitar uma série de problemas. 

O imóvel pode ser realmente vendido?

Em alguns casos, o imóvel foi utilizado como garantia para outras operações financeiras do proprietário, como para o pagamento de uma dívida. 

Pessoas mal-intencionadas podem vender esses bens de maneira ilegal, ficando assim impossibilitados de quitar essas dívidas. Nesse cenário, um juiz pode facilmente desfazer a venda e o prejuízo ficará por sua conta. Por isso, novamente, conferir a documentação é a sua garantia de segurança.

Atenção durante a vistoria

A vistoria costuma ser um dos últimos passos antes do fechamento do negócio. É o momento de conferir com os seus próprios olhos se tudo o que lhe foi prometido realmente corresponde com a realidade. 

Para imóveis na planta, vale visitar o local da obra, conhecer a vizinhança e informar-se sobre o movimento do bairro. Imóveis novos ou antigos merecem atenção redobrada aos detalhes quanto ao funcionamento de instalações elétricas, hidráulicas e outras características da construção.

Se algo estiver divergente, aponte e, se for o caso, negocie um abatimento.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em nos contatar. Será um prazer apresentar a você um pouco mais do nosso trabalho e estar presente nesse momento tão especial. Conte conosco!

 

Sobre o autor

Bruno Tenório Broker

Bruno Tenório Broker

Deixar comentário.

Share This